quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LICHIA

 
 
Resolvi começar meu blog com uma das frutas que mais gosto, a Lichia (Litchi chinensis), e descobri essa semana que além de ser composta por carboidratos, Vitamina C, tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), sódio, proteínas, gorduras, fibras, cálcio, cobre, fósforo, magnésio, ferro, potássio, ela possui também uma substância chamada cianidina, uma substância que regula as células de gordura.
 
Origem da Lichieira - Originária da China, na sua região subtropical da província de Guangdong, desde 1500 a.C.  Conhecida como a “rainha das frutas”. No Brasil, a primeira lichieira foi plantada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1810, mas ainda não se sabia que seus frutos eram comestíveis. Hoje, no entanto, o País tem uma ótima produção interna dessa fruta e seu cultivo está concentrado no norte do Paraná, em São Paulo e no sul de Minas Gerais. A colheita tem início em novembro e vai até o fim de fevereiro.
Descrição - É uma árvore rústica de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, as flores são pequenas, verde-branco-amarelado ou branco. Os frutos produzem em cachos e possuem uma casca rugosa e de cor vermelha fácil de ser descascada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e não é aderente ao caroço. A semente da lichia é única, marrom-escura e possui de 6 a 12mm de largura e de 10 a 23mm de comprimento.
Origem da palavra - A lichia é o único membro do gênero botânico Litchi, o termo “litchi” ou “Li-zhi” vem do dialeto chinês e originariamente significava a propriedade de “ser destacada do galho”. Com o tempo se descobriu que esse nome também se referia à propriedade de ocorrer uma rápida deterioração dos frutos após a colheita.
 
Família - Pertencente à família das “sapindaceae”, termo proveniente do latim “Sapindus” e significa sabão da índia, pois “sapindus” provém de “sapo” = sabão e “indus” = índia, devido à presença de saponinas em seus frutos.
 Vitamina C – com apenas seis unidades de lichia, você já alcança a recomendação de ingestão diária. Estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce, diz a nutricionista Carla Christimann, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre).
Potássio - O potássio que é abundante nesse fruto chinês (170 mg por 100 g de polpa), atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral, segundo Solange Saavedra (Gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição de SP e MS). O potássio é um anticâibras.
Cobre - Possui, também, considerável quantidade de cobre, importante nutriente para o processo de cicatrização, essencial na produção do colágeno, além de ser importantíssimo para o desenvolvimento fetal.
Complexo B – por ser rica em vitaminas do complexo B, essa fruta é capaz de atuar nos hormônios que regulam a memória, no metabolismo, no combate ao processo de envelhecimento celular e no fortalecimento de unhas e cabelos. E se você está com as unhas fracas a lichia pode auxiliar também.
 
Calorias - A lichia tem apenas 6 calorias, o que representa mais ou menos, 0,3%  do que um adulto pode comer ao longo de um dia (segundo a nutricionista Raquel Magalhães, do Hospital Copa D´Or no Rio de Janeiro), isso quer dizer que se comermos dez unidades = 60 calorias.
Outras propriedades - A fruta ainda conta com propriedades diuréticas e antitérmicas. É um antioxidante e ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, envelhecimento precoce e problemas cardíacos. Propriedades anti-inflamatórias significativas foram encontradas nas folhas de lichieira.  
A semente da fruta também pode trazer benfeitorias, e , quando transformada em pó, é usada no tratamento de problemas intestinais, isso devido a sua forte ação adstringente.
O chá da casca da lichia é consumido na China. A cultura milenar chinesa atribui à fruta uma série de benefícios, como seu poder no combate à diarreia e a desidratação. O chá ainda é utilizado para aliviar tosses e dores de garganta provocadas por lesões nos nervos.
Restrições - Mas deve ser consumida com restrição por portadores de disfunções renais. Nesta situação, a alta concentração do nutriente pode causar arritmias cardíacas.
Curiosidades - Uma pesquisa feita na Universidade de Hokkaido, no Japão, testou um grupo de voluntários por dez semanas. Os mesmos receberam extrato de lichia durante o período e, ao final, apresentaram uma redução de 15% da gordura abdominal.
Sugestão – Use um cacho de lichia para decorar a mesa da sua festa e a considere como opção na hora da sobremesa.
Uso farmacêutico – As propriedades da lichia tem uso farmacêutico administrados via oral em comprimidos, drágeas, cápsulas, xaropes, soluções ou granulados e são úteis no controle dos radicais livres e também antiinflamatórios.
Na Culinária - além de diversos atributos, a fruta pode ser usada de diversas maneiras; desde que passou a ser conhecida em nosso país, já é possível encontrá-la misturada a drinks exóticos nos bares que aderiram a onda da lichia e fica uma delícia em receitas de doces e manjares. A polpa da lichia é tão doce que seu mel é comercializado na China e nos Estados Unidos.
Na gastronomia a lichia é utilizada fresca, enlatada, desidratada, processada em sucos, vinhos, licores, picles, aguardentes, caipirinhas, compotas, gelatinas, iogurtes, sorvetes, tortas, bolos e uma série infindável de usos que dependem somente da criatividade. O enlatamento de lichia em calda compreende hoje uma pequena parte da indústria chinesa da lichia. No Brasil, Lichias.com inicia este ano (2009) a produção de lichia em calda.

 
R E C E I T A S
BOLO DE ARROZ COM LICHIAS
 
 


Ingredientes

3 xícaras de arroz da terra (moído e peneirado)
1 xícara de farinha de trigo
1 copo de leite
1 pires de queijo ralado
4 ovos
1 xícara e meia de açúcar
250g de margarina
Erva doce e cravo
1/2 xícara de Lichia em Calda (Lichias.com)

 Modo de preparo

Preparo da massa:
Coloque o arroz de molho por cerca de 20 minutos em água morna para amolecer um pouco (cuidado para não ficar pré-cozindo)
Escorra o arroz em um peneira e seque-o com um pano até ficar no ponto para preparar a massa.
Vá triturando aos poucos no liquidificador e peneirando até completar a medida estabelecida nos ingredientes.

Preparo do bolo:
Bata o açúcar, a lichia em calda e a margarina até obter uma massa homogênea;
Em seguida misture as gemas;
Vá alternando o arroz e o leite e depois a farinha de trigo;
Junte todos os outros ingredientes;
Por último bata as claras em neve com uma colher de açúcar e adicione à massa;
Coloque a massa na forminhas pequenas e leve ao forno pré-aquecido até ficar no ponto (verificar com o palito)



SORVETE COM LICHIAS EM CALDA

 Ingredientes

2 Bolas de Sorvete de Creme
1 Bola de Sorvete de Chocolate
3 Colheres de Sopa de Lichias em Calda
2 Biscoitos Tipo Waffer ou Biju para Sorvete
 
Modo de preparo:

Pegue o sorvete, coloque em uma tijela para sorvetes.
Acrescente as lichias em calda, com a polpa das lichias e a calda também. Despeje por cima ou do lado do sorvete. Acrescente os dois biscoitos tipo Waffer e sirva

Importante: Para esta receita é importante que as lichias em calda tenham sido mantidas na geladeira para não aquecer o sorvete ao serem acrescentadas sobre ele.

 
ROMEU E RAINHA" COM LICHIAS


 
Esta receita altera de forma muito saborosa a famosa e "brasileiríssima" receita de "Romeu e Julieta" (Queijo com Goiabada).
A Goiabada (Julieta) é substituída pela Lichia em Calda (Rainha, de Rainha das Frutas). O resultado é uma combinação maravilhosa! Experimentem!
Ingredientes:
Uma porção gelada de queijo (Minas, Prato ou Padrão - Meia Cura)
Uma porção gelada de Lichia em Calda
 
Modo de preparo:
Fatie o queijo em fatias ligeiramente grossas (meio centímetro);
Coloque uma colher de sopa de Lichias em Calda sobre o queijo fatiado e sirva.
 
  
 
SURPRESA DE LICHIAS COM CANELA
 
 
 Ingredientes:
750 gramas de lichias
2 claras
100 g de açúcar
200 ml de natas
1 colher de sobremesa de canela em pó
Modo de preparo:
Lave previamente as lichias e triture-as. Reserve. Junte as claras ao açúcar; leve ao lume, em banho-maria, mexendo ocasionalmente, até o açúcar dissolver.
Retire do calor; bata energicamente até obter um merengue firme e brilhante. à parte, bata as natas; envolva-as no merengue. Misture a polpa de líchia e, por último, a canela. Distribua por taças e sirva bem fresco.
 
 
GELATINA DE LICHIA
 
Ingredientes:
40 Lichias descascadas e sem semente
Gelatina sem sabor
Açúcar
Óleo de Girassol
Modo de preparo:
Descasque e descaroce 40 lichias, bata no liquidificador com um pouco de água, coe, adoce um pouco e junte a gelatina sem sabor, previamente hidratada e dissolvida em banho-maria. Coloqui em 4 forminhas untadas com uma quantidade ínfima de óleo de girassol e leve à geladeira por cerca de 6 horas. Para desenformar, mergulhe a parte externa das forminhas rapidamente, em água quente, soltei a gelatina e vire sobre um prato de sobremesa.
Sirva com uma lichia metade descascada. O resultado é ótimo, sabor tão idêntico ao da fruta fresca que parece estar comendo uma lichia gigante, sem caroço!
 
SUCO DE MELANCIA COM LICHIA
Ingredientes:

1/8 de uma Melancia
225 g de lichias
Gelo

Modo de preparo:

Bater a melancia (sem casca e sementes) na centrífuga. Depois, no liquidificador, bater as lichias descascadas e sem semente, o suco da melancia e uma pedra de gelo. Coar.



PICOLÉ DE LICHIA



Ingredientes:

2 latas de lichia em conserva
1/2 copo (tipo americano) de creme de leite fresco
1/2 copo (tipo americano) de leite condensado
1 copo (tipo americano) da calda da lata de lichia
1/2 copo (tipo americano) de leite
1 colher (sopa) de gengibre ralado
gotas de limão

Modo de preparo:

Num liquidificador, coloque as latas de lichia em conserva, creme de leite fresco, leite condensado, calda da lata de lichia, leite, gengibre ralado e gotas de limão. Bata por 5 minutos. Coloque esta mistura em forminhas de empadinhas e leve para o freezer por 10 minutos. Retire do freezer e espete um palito de picolé ou um canudo firme. Leve ao freezer novamente por mais 40 minutos e desenforme o picolé, passando a forminha por água corrente por 1 minuto.



MANJAR DE LICHIA




Ingredientes:

2 copos (tipo requeijão) de polpa de lichia
1/2 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 folha de gelatina vermelha
Calda 1 copo (tipo requeijão) de lichia cortada em pedaços
1/2 copo de açúcar

Modo de preparo:

Dissolver a folha de gelatina na água fria. Bater no liquidificador a polpa , o leite condensado, a gelatina e o amido de milho.Levar ao fogo alto para cozinhar em por 10 minutos até engrossar. Despejar em uma forma de furo central e levar para a geladeira. Desenformar quando estiver frio.

Calda - Cozinhe os ingredientes da calda por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar e depois despeje sobre o manjar.



MOUSSE DE LICHIA

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 frasco de creme de leite fresco
1 lata de lichia em conserva
1 envelope de gelatina em pó sem cor e sem sabor
5 colheres de sopa de água

Modo de preparo:

Despeje numa tigela o leite condensado e use a lata como medida para o creme de leite. Bata com a batedeira até formar um creme liso. Reserve. Bata no liquidificador a lichia com a calda e junte à mistura de creme de leite e leite condensado. Umedeça a gelatina na água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Adicione a gelatina ao creme e mexa bastante até ficar homogêneo. Coloque em uma fôrma de silicone com 20 centímetros de diâmetro e leve à geladeira. Espere cerca de 3 horas ou até ficar firme.  Desenforme e sirva gelada.


FILÉ DE LINGUADO COM MOLHO DE LICHIAS


Ingredientes

1 filé de linguado com 180 gramas (ou robalo)
Sal
Azeite
7 lichias sem casca e sem sementes
3 colheres de sopa de suco de maracujá
1 colher de gengibre picadinho
1 colher de café de açúcar
4 lichias inteiras

Modo de preparo

Molho:

Bata no liquidificador 3 lichias com 3 colheres (sopa) de suco de maracujá.
Passe o líquido para uma frigideira.
Junte 1 colher (sopa) de gengibre picadinho.
Cozinhe, em fogo baixo, até adquirir a consistência de molho.
Ponha 1 colher (café) de açúcar e 4 lichias inteiras.
Ferva rapidamente. Retire do fogo. Reserve.

Filé:

Tempere 1 filé de linguado de cerca de 180 gramas (ou, se preferir, de robalo) com 1 pitada de sal. Grelhe-o dos dois lados - com cuidado - em 1 fio de azeite. Ponha o filé em um prato. Regue com o molho de lichia.

Pode ser servido com arroz selvagem.
 
 
 
 
 
Algumas fontes:
Mais você – Ana Maria Braga



2 comentários:

  1. Adorei este blog! As informações foram muito úteis. E as receitas, realmente adoráveis. Obrigada pelo trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Excelente fonte de informação. Gostaria d aproveitar as sementes tbm. Será que posso torra-las?

    ResponderExcluir